quarta-feira, 7 de setembro de 2011

É proibido ser gordo?

Eu sou gorda. Seja por padrões Gisele Bündchen de ser, seja pelo maldito IMC que vive dizendo que eu devia ter uns 10cm a mais na altura. E fui gorda a vida inteira, um bebê gordinho, uma criança bochechuda e uma adolescente cheinha. E parece que isso é algum crime capital, sujeito a humilhação pública e condenação eterna ao inferno das roupas de marca que não passam do número 40.

Não estou falando dos males da obesidade mórbida ou mesmo de doenças associadas ou de comedores compulsivos, mas de alguém que veste tamanho 46. Minha saúde é perfeita, não tenho problemas de pressão, nem de diabetes, colesterol, não me alimento de fast food, não tenho problemas cardíacos. Tenho o mesmo peso há mais de 20 anos e ele não oscila mais do que 3kg pra baixo ou pra cima, dependendo do meu humor. Não sou e nem me sinto doente. A sociedade parece discordar de mim.

É como se o fato de eu ser gorda fosse uma espécie de atestado público de desleixo. Um desafio ao status quo. Uma afronta as revistas de moda e aos médicos. Semana passada escutei de um dermatologista que deveria emagrecer. Isso porque eu fui tratar de um problema de caspa. CASPA! Isso é consequência da obesidade aonde? Perguntei a ele porque. E ele veio com aquele discurso já prontinho de diabetes, colesterol.... Só que eu não tenho nenhum desses problemas!

Eu pedalo 6km, cinco vezes por semana. Não bebo refrigerantes, nem alccol, não fumo e meu consumo de carnes vermelhas e gordura é quase inexistente. Não sou devoradora de doces. Só me recuso a passar uma vida inteira em uma dieta de 1200 calorias, morrendo de fome para caber numa calça tamanho 38. PRA QUE? No que isso vai me tornar mais saudável?

Não estou fazendo apologia a obesidade. Nem digo que quem se sente mal com 10kg a mais do que a Nova diz ser ideal não deva fazer regime. Se você se sente mal com qualquer coisa então vai lá e tenta mudar. Mas eu estou bem assim. Eu não quero comer alface em doses industriais para entrar numa loja e pedir tamanho P. Se amanhã eu mudar de ideia ok. Até lá, não lembro de ser gordo ter virado crime.

*Pra quem ficou curioso, eu tenho 1,64cm e peso 74kg segundo a balança do meu banheiro hoje de manhã.

3 comentários:

Anônimo disse...

Ótimo texto! Sempre fui gordinha também, fiz milhões de dietas tentando emagrecer, consegui perder 10 quilos em 2 anos e adivinha? Ainda me acho gorda. Já tive bulimia, e quando achei que não podia piorar, tive vontades enormes de ter anorexia. Nunca me encaixei nos 'padrões de beleza', e quer saber? eu CANSEI disso. Cansei! Foi difícil, mas hoje em dia consegui me aceitar do jeito que sou, parei de pensar que um simples corpo é mais importante que a mente, as ideias, pois se alguém me amar, vai ser do jeito que eu sou e pronto!
Sinto que estou melhorando a cada dia que passa, e espero continuar assim. E esse seu texto me ajudou mais ainda. Gorda ou magra, o importante é me amar, e estar de bem comigo mesma. (:

Anônimo disse...

Adorei, mesmo, seu texto. Super me identifiquei. Também sou lésbica, moro no interior e ainda não me assumi. Tenho medo de que lá fora as "meninas" não gostem de mim. Tenho 1,67 e peso 67. Parece pouco perto de você, mas eu não estou exagerando, minha autoestima nem existe mais. Sou muito insegura, e perco amigos por causa disso. SEMPRE. Gostaria muito de me sentir bem como você se sente ):

Anônimo disse...

Engraçado... Com esse peso seu quadril nao deveria ser tamanho 46.. Eu sou bem mais pesada q vc, mais baixinha e meu quadril é menor... Esquisito, ne?

Postar um comentário

 

Copyright © Toca de Ale. Template created by Volverene from Templates Block
WP by WP Themes Master | Price of Silver